Modelagem de Escoamentos

em Meios Porosos

Nesta apresentação online, falaremos das abordagens distintas empregadas para simular diversos tipos de escoamentos através de meios porosos. Daremos ênfase às abordagens homogêneas, como a lei de Darcy, para escoamentos lentos, e as equações de Brinkman, para escoamentos mais velozes. Técnicas disponíveis para modelagem de escoamentos multifásicos também serão abordadas. Demonstraremos, ao vivo, a criação de um modelo. E, ao final, uma sessão de perguntas e respostas.


▶︎ Organização: COMSOL

▶︎ Divulgação e Realização: Brasil Energia

▶︎ Data: 29/09/2020 (terça-feira)

▶︎ Horário: 11h00

EVENTO GRATUITO

Dia 29/set, às 11h

Aprenda a otimizar uma variedade de processos industriais

Aprenda a analisar e otimizar processos das indústrias de energia, farmacêutica, biomédica, alimentícia, entre outras. Conheça ferramentas para modelar fenômenos de transporte em meios porosos usando a lei de Darcy, inclusive escoamentos em meios porosos com saturação variável. Os modelos mais avançados incluem escoamentos rápidos com as equações de Brinkman, transporte multifásico, escoamentos em fraturas ou escoamentos não-Darcianos. Para modelos mais realistas e precisos, os recursos multifísicos incluem escoamentos não isotérmicos em meios porosos, propriedades efetivas para sistemas multicomponentes, poroelasticidade e transporte de umidade e espécies químicas.


Engenheiros agrônomos, químicos, civis e nucleares, assim como cientistas, precisam simular diferentes tipos de processos em meios porosos. Conheça um conjunto de ferramentas de modelagem nessa área. Estas ferramentas estão empacotadas em interfaces físicas, que configuram e resolvem automaticamente as equações específicas para o tipo de física que você está modelando.


O seminário online é gratuito. Participe. Inscreva-se!

Apresentador

Luís Pereira

Engenheiro de aplicação

e vendas da COMSOL

Editora Brasil Energia ©